sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como pode ??

Ainda a pouco estava assistindo mais uma vez o depoimento da professora Amanda Gurgel do RN http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA, em que a mesma reclama da situação precária da educação brasileira e do salário horrendo que os professores recebem para estar em sala de aula. Mas será verdade que os governantes querem mesmo que salvemos o país ?? Que sejamos redentores ?? Não eles não devem ser tão estúpidos para chegarem a esse ponto, ou podem ser?? Ela apareceu no faustão falando sobre isso http://www.youtube.com/watch?v=4-lk0uex-Es

E uma coisa que o faustão diz que é certo: "Esse é um país que quer fazer copa do mundo não tem nem roviária, nem aeroporto e muito menos escola!"

Mas como podemos nós meros professores darmos uma educação de qualidade se temos que trabalhar em 3 horários e escolas diferentes para multiplicar o salário?? Como minha professora de Inglês do ensino médio dizia : "Gente não tem como eu preparar uma aula dinâmica e que seja mais interessante pra vocês porque daqui vou pra outra escola e a noite estou em outra aí não há cabeça que aguente!" Claro que nem todo piso salarial é igual, a uma diferença de estado para estado. Como mostra a imagem abaixo:

Essa imagem peguei do blog do meu namorado e tenho autorização pra isso e ele ainda colocou assim no post: "Pelo jeito eu estou lascado mesmo :(
Isso me faz pensar, porque estou me matando de estudar ?
Se brincar um mendigo, ganha mais que um professor aqui em Pernambuco !!
Putz ! Isso é um absurdo.
Trabalhar mais e ganhar menos é inaceitável !
"

Faço minhas as suas palavras amor!! 
É uma vergonha!!
Agora fica a pergunta: Como podemos dar uma educação de qualidade quando nosso salário é precário ??
Mas como pode ter passado tanto tempo e eles ainda pedem paciência porque esse problema vem desde o império ¬¬'

Eu estou fazendo a minha parte como a Amanda e muitos outros colegas que querem seguir esta bela carreira que é de Professor. Deixo esses 2 poemas aí ...

"Ser professor é uma ARTE!!! É um conjunto de normas para a perfeita execução do processo de formação das faculdades intelectuais, morais e físicas. Ser professor...é uma profissão...é ter um ofício...é ter um dom...é ter um jeito...é ter uma habilidade...é ter um modo,maneira...é sofrer travessura...é sofrer uma diabrura...é sofrer uma astúcia...é sofrer um engano...é ser um escultor...é ser um pintor..é ser um formador...é ser um articulador...! Ser professor...é ensaiar...é provar...é experimentar..é tentar...é estudar...é repetir (pela música, pela dança, pelo drama ou comédia) é esforçar-se, é exercitar-se, é adestrar-se, é preparar-se, é apresentar-se ao público. Ser professor é amar, é querer, é gostar, é enamorar, é ser amante! Ser professor é...preparar, estimular, desenvolver, orientar as aptidões de cada um, aperfeiçoar, desenvolver, ensinar, instruir! Ser professor é instruir-se todos os dias!!! Ser professor é ser EDUCADOR!!!"



"Não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo."

Um comentário:

  1. Obrigado pela citação que você fez ao meu blog, amor!
    Penso todos as pessoas que querem assumir realmente o papel de professor, regente de aulas, formador de opinião, deve ter em meste que nossa profissão não é nem reconhecida pelo governo, no nosso caso o proprio curso de história não pe reconhecido. E se continuar assim nunca seremos valorizdos, se abaixar-mos nossas cabeça, nunca seremos respeitados.

    ResponderExcluir